Izzo Instrumentos
Buscar

Produtos encontrados: 209 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 209 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Encordoamento: conheça mais sobre o universo das cordas

O encordoamento, também chamado de “jogo de cordas”, é um componente comum a todos os instrumentos de cordas, que formam uma vasta família. É justamente as cordas que, quando pressionadas e soadas, vibram e emitem sons em violões, contrabaixos, ukuleles e tantos outros instrumentos.

Se você deseja conhecer mais a respeito do universo dos encordoamentos, continue a leitura conosco aqui, na IZZO. Ao final do texto, você também irá descobrir as grandes marcas disponíveis em nossa loja online!

 

Breve histórico sobre instrumentos de cordas

Os instrumentos musicais de corda são muito antigos - remontam a milhares de anos atrás. Eles já estavam presentes em sociedades como a grega e a romana, e eram utilizados tanto na cultura quanto na religião.

Podemos dividir os instrumentos de corda pela forma com que as cordas são vibradas: dedilhada, percutida ou friccionada.

Entre os instrumentos de cordas dedilhadas estão o violão e a guitarra. Violino e Violoncelo são exemplos de instrumentos de corda friccionadas. Por fim, entre os instrumentos de corda percutida, temos o piano e o berimbau.

 

Encordoamentos: principais instrumentos

Eventualmente, em todo instrumento de corda, chegará a hora de trocar o seu encordoamento. Seja pelo desgaste do tempo e do uso, seja pelo desejo de buscar novas sonoridades, essa troca deve ser periódica para poder obter o melhor resultado musical.

Cada instrumento de corda possui encordoamento específico, com materiais, construção e calibres diferentes. A seguir, conheça os tipos de encordoamento dos principais instrumentos de corda.

 

Cordas para violão e guitarra

As cordas para violão e guitarra podem ser fabricadas tanto em aço quanto nylon. Mais especificamente, guitarras utilizam cordas de aço, ao passo que os violões podem receber encordoamentos de aço ou de nylon.

Ambas possuem suas particularidades, vantagens e desvantagens próprias. Desta forma, o timbre de um violão ou guitarra com cordas de aço ou nylon é bastante distinto. A escolha por um ou outro é bastante individual, e pode ser determinada, por exemplo, pelo estilo musical a ser executado.

 

Cordas para Ukulele

O típico instrumento de origem havaiana possui encordoamento próprio, que pode ser classificado, basicamente, em dois tipos: cordas de nylon e fluorcarbono.

As cordas de nylon são as mais utilizadas e conferem um timbre doce bastante característico à sonoridade do ukulele. 

As cordas de fluorcarbono têm como principal característica um som brilhante e intenso, soando levemente metálico nas notas mais graves e com agudos marcantes.

 

Cordas para contrabaixo

O encordoamento para baixo (ou contrabaixo) é feito a partir de uma liga de metal. Os mais comuns são:

  • aço
  • niquelado
  • aço banhado a cobre
  • níquel puro

Há, ainda, encordoamentos para contrabaixo feitos com um revestimento de nylon não condutível.

 

Cordas para violino

As cordas para violino são classificadas a partir do material utilizado em seu núcleo (parte mais interna do encordoamento).

A corda com núcleo sintético é a mais popular, pois oferece uma excelente relação custo-benefício e um som bastante versátil.

Por fim, temos as cordas com núcleo metálico. São as preferidas em ritmos não eruditos, como o Jazz e o Folk. Esse tipo de encordoamento de violino também possui um som bastante brilhante e contam com bastante durabilidade de afinação.

 

Encordoamentos: as marcas disponíveis na IZZO

Gostou de conhecer mais a respeito do encordoamento dos principais instrumentos de cordas? Aqui, na loja online da IZZO, você encontra os melhores jogos de corda para cada tipo de instrumento de marcas consagradas no cenário musical a nível nacional e internacional.

Confira todas as opções disponíveis de marcas como a Elixir, SG, São Gonçalo, Ernie Ball e Dunlop e explore todas as possibilidades de timbre de seu instrumento!