Izzo Instrumentos
Buscar

Produtos encontrados: 137 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 137 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

BAQUETAS: Conheça as classificações e saiba como escolher a baqueta perfeita

As baquetas são fundamentais para a execução de diversos instrumentos musicais de percussão, especialmente a bateria. Seja você um iniciante ou um músico experiente, sabe que utilizar um par de baquetas de qualidade é fundamental para a execução das músicas e para a qualidade do som que você deseja obter.  As baquetas são a extensão das mãos de um baterista ou percussionista.

Além disso, existem diferentes tipos e classificações de baquetas, e cada uma delas possui uma aplicação específica na qual se sairá melhor. Se você deseja conhecer mais sobre o universo das baquetas, continue a leitura conosco aqui, na IZZO.

 

Breve histórico sobre as baquetas

Tão antigas quanto os próprios instrumentos de percussão, a história das baquetas remontam à pré-história. Há milhares de anos, diferentes povos passaram a utilizar varetas em suas musicalidades rituais, culturais e até mesmo militares - em toques de caixa para ditar ritmos de marcha. As baquetas também eram utilizadas para comunicação à distância, emitindo padrões de batidas que se assemelhavam ao atual código morse.

Desde cedo as baquetas de madeira eram as mais utilizadas, mas há registros de baquetas feitas de outros materiais, como ossos. Ao longo de milênios, elas foram aperfeiçoadas para obter a melhor sonoridade possível. Com o advento da bateria no início do século XX, as baquetas se consolidaram como elemento indispensável para a percussão de praticamente todos os ritmos musicais.

 

Principais tipos de baquetas

Existem diferentes tipos de baquetas de bateria além dos modelos convencionais. Cada tipo de baqueta possui um propósito diferente e oferece uma sonoridade exclusiva. Confira a seguir:

 

Vassourinha

As baquetas vassourinhas recebem esse nome por possuírem um corpo em formato parecido ao de uma vassoura, com cerdas que podem ser feitas em nylon ou aço. Esse tipo de baqueta é comumente utilizada em ritmos como o Jazz e a Bossa Nova, mas se encaixa bem em outros estilos de música mais suaves ou até mesmo para se conseguir uma sonoridade peculiar.

 

Baqueta Acústica 

O par de baquetas acústicas, também conhecido como Rute, é formado por conjuntos de varetas mais finas presas por um laço. Por ser mais leve que a baqueta convencional, oferece uma sonoridade suave, ideal para apresentações acústicas ou em espaços pequenos.

 

Mallets

As baquetas mallets possuem pontas diferentes - bem maiores e grossas. Normalmente, são utilizadas em percussões como as de orquestras. Na bateria, costuma ser utilizada em situações específicas para gerar efeitos sonoros.

 

Classificações das baquetas

Os modelos convencionais de baquetas possuem diferentes classificações referentes ao seu uso, tamanho e peso. Normalmente, essa classificação se dá por meio de um número seguido de uma letra, como, por exemplo, 7A. 

Ao contrário do que muitos pensam, não há um padrão único para classificar as baquetas, mas há um certo consenso entre as principais marcas. Os modelos que mais se destacam são identificados pelas letras A (All Purpose, ou seja, ideal para todos os usos), B (Band, para bandas de teatros e orquestras) e S (Street, para bandas marciais e fanfarras).

Quanto aos números, eles fazem menção ao peso e diâmetro. Quanto maior o número, menor o diâmetro e vice-versa.

 

Baqueta 2A

As baquetas 2A são mais pesadas, sólidas e capazes de proporcionar mais impacto durante a performance da bateria. São especialmente utilizadas em estilos musicais que exigem da percussão uma sonoridade mais encorpada e intensa, como o Heavy Metal.

 

Baqueta 5A

As baquetas 5A, dado o seu equilíbrio e resistência, são bastante utilizadas em diversas situações musicais, como o Rock e algumas de suas vertentes, tal qual o Hard Rock. Elas podem ser consideradas como intermediárias entre as baquetas de numeração 2, mais pesadas, e 7, mais leves.

 

Baqueta 7A

As baquetas 7A costumam ser os estilos mais leves de baquetas em muitas marcas e, por isso mesmo, são versáteis para diversos estilos musicais. O par de baquetas 7A também é muito utilizado por iniciantes e estudantes. Também podem ser utilizadas em situações que necessitam de um volume mais atenuado e controlado.

 

Baquetas 5B

Um pouco mais pesadas e resistentes, exigem um pouco mais do físico do baterista para tocar. Costumam ser utilizadas para estilos musicais bastante pesados, como o Hard Rock, Rock e outros.

 

Anatomia das baquetas

Ainda que haja diferentes tipos de baquetas, cada uma com características próprias, a anatomia é um elemento comum a todas. Desta forma, podemos dividir as baquetas em cinco partes.

 

Cabo

É a extremidade mais grossa das baquetas, lugar onde seguramos. O comprimento e a espessura do cabo são aspectos determinantes para a pegada e o conforto e, por isso mesmo, há bateristas que preferem utilizar baquetas maiores, enquanto outros, menores.

 

Corpo

É a parte intermediária da baqueta, sendo também a de maior área. O corpo está entre o cabo e o ombro.

 

Ombro

Essa área é determinante para o ponto de equilíbrio e pressão que a baqueta é capaz de exercer ao ser tocada sobre os tambores.

 

Pescoço

É a região onde a baqueta começa a afunilar até chegar à cabeça. Quanto mais leve for o pescoço de uma baqueta de bateria, mais rebote ela terá. Também onde conseguimos obter uma sonoridade mais encorpada.

 

Cabeça

Também chamada de ponta, é a área que entra em contato com os tambores. A cabeça de uma baqueta pode ter diferentes formatos e ser fabricada em variados materiais.

 

Qual baqueta escolher

Na hora de escolher sua próxima baqueta, além de aproveitar as informações que apresentamos ao longo deste texto, você pode garantir um bom par optando por uma marca de qualidade e tradição no mercado musical. Lembre-se que as baquetas são extensões das mãos de nós bateristas, é fundamental escolher a baqueta ideal para sua necessidade musical

A IZZO conta com diversas opções de marcas e modelos em seu catálogo, como a Vic Firth, Nova e Zildjian para você ter sempre em mãos um produto de altíssima qualidade e durabilidade. Confira todas as opções em nossa loja online e aproveite para adquirir baquetas com preços e condições de pagamento imperdíveis!