Izzo Instrumentos
Buscar

Produtos encontrados: 128 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 128 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Palheta: Conheça os principais tipos

A palheta é um acessório indispensável para muitos músicos. Utilizada em diferentes instrumentos de corda e estilos musicais, ela é a fiel companheira dos músicos durante suas performances em shows, ensaios e jams. 

Deu para perceber que, apesar de pequena no tamanho, a palheta é fundamental em muitos contextos musicais. Por isso mesmo, a escolha da palheta ideal é importante para garantir um bom desempenho e conforto junto ao seu instrumento. 

A seguir, você irá conhecer mais a respeito do universo das palhetas, seus principais tipos, modelos e tamanhos. Mas antes de começar, não podemos deixar de falar sobre uma brincadeira muito antiga envolvendo as palhetas.

Por serem pequenas, elas são fáceis de se perder e a brincadeira gira em torno da ideia de um “universo paralelo” para onde vão todas as nossas palhetas que desaparecem. É claro que, na verdade, elas acabam se perdendo entre bolsos, sofás, palcos e estúdios, e se você deseja preservar aquela palheta tão querida, nós recomendamos o uso de um porta-palhetas. Com ele, você guarda e conserva seu acessório para tê-lo sempre em mãos quando necessário.

 

Qual a melhor palheta para mim?

Provavelmente você já se fez essa pergunta em algum momento de sua trajetória musical. Afinal, o tipo de palheta pode influenciar em sua performance e é natural que você queira tocar seu instrumento da melhor maneira possível.

Ainda assim, não existe uma resposta certa para essa questão, e com isso queremos dizer que não há um tipo de palheta considerado melhor que o outro. Também não existe uma única palheta de violão ou palheta de guitarra.

Ao contrário, a palheta ideal, seja para executar aquele solo espetacular ou para fazer uma base, é aquela que você mais se sente confortável, e isso varia de pessoa para pessoa. Entretanto, existem certos consensos no meio musical acerca de alguns tipos de palhetas serem melhor para determinados estilos e sonoridades. Cada material e espessura de palheta possui uma aplicabilidade apropriada.

Se você quer encontrar a melhor palheta para você, nossa recomendação é: experimente! Toque com diversas palhetas até encontrar a ideal. A seguir, iremos te apresentar as diferentes opções de palhetas que existem e, a partir disso, você poderá explorar o universo das palhetas de maneira prática.

 

Palheta: Conhecendo os materiais

A primeira distinção a ser feita entre as palhetas é pelo material com o qual elas são fabricadas. Existem diferentes opções disponíveis no mercado:

 

Palheta de Celulose

Mais populares e acessíveis, são famosas pela flexibilidade. São capazes de gerar uma boa sonoridade.

 

Palheta de Acrílico

Leve e resistente, é menos flexível que as de celulose e não quebram com facilidade. Combina com diversos estilos musicais.

 

Palheta de Nylon

Inventadas por Jim Dunlop, um dos pioneiros na criação de acessórios para guitarra, as palhetas de nylon são as mais finas disponíveis, se popularizando rapidamente graças à boa maleabilidade e conforto para o musicista. 

Apesar das palhetas com medidas específicas que chegaram a ser utilizadas pelo Slash e pelo grupo Alice in Chains serem uma das maiores invenções de Dunlop, já que passaram a oferecer ao mercado uma gama maior de opções que fugissem da classificação básica (que só englobava thin, medium e heavy), o  criador também ganhou espaço patenteando diversos outros materiais como Ultex, Delrin, Tortex, tecnologias tão surpreendentes que revolucionaram o modo de olhar para as palhetas. 

Se você é fã de músicas mais melódicas e está buscando um som limpo, as palhetas de nylon são uma das melhores escolhas.

 

Palheta de Metal

Pesadas, as palhetas de metal geram um som mais potente e agressivo que todos outros materiais. Como ponto negativo, podem danificar cordas mais finas e até mesmo desafinar o instrumento. Por isso mesmo, essas palhetas são indicadas para cordas de calibres mais pesados.

 

Palheta de Madeira

É pouco usada quando comparada às demais opções, mas se destaca por proporcionar um timbre único, que pode variar de acordo com o tipo de madeira utilizada.

 

Palheta: Formatos e espessuras

O formato das palhetas pode variar bastante de modelo para modelo. A maioria possui um formato triangular ou de gota. No entanto, existem palhetas com outras formas, como as irregulares, com apoio de polegar, ovais e mesmo arredondadas.

Também é importante você se atentar ao formato da ponta mais fina da palheta, que terá contato com as cordas. Elas podem ser mais arredondadas ou pontiagudas. As palhetas de pontas mais arredondadas são boas opções para tocar violão e fazer acompanhamento musical de base. Já as palhetas mais pontiagudas garantem maior precisão na execução de solos.

A espessura costuma variar entre 0,40mm (extrafinas) até 1,22mm (extrapesadas). Esse aspecto é determinante não apenas para a sonoridade, mas para o conforto do músico durante suas performances.