Izzo Instrumentos
Buscar

Produtos encontrados: 67 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 67 Resultado da Pesquisa por: em 7 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Violão: Saiba mais sobre história, modelos, como afinar e vantagens de comprá-lo

Um dos instrumentos mais populares de todos que encanta pela sua versatilidade e melodia ainda continua chamando a atenção de todos que apreciam música. 

O violão se tornou um instrumento popular e é usado em diversos gêneros musicais, como rock, samba, sertanejo, música clássica, entre outros. 

A facilidade de aprender a tocar violão e a disponibilidade de tutoriais para iniciantes tocarem suas primeiras músicas torna o manejo com o instrumento cada vez mais fácil, mesmo para quem nunca teve um. 

Nos próximos parágrafos, vamos conferir quais são os melhores modelos para iniciantes, como afinar o instrumento (com e sem afinador) e alguns motivos para comprar o seu primeiro violão. Confira!

 

Melhor violão para iniciantes 

Se no passado o violão era um presente dado pelos pais aos filhos para estimulá-los a tocar um instrumento, hoje ele deve ser escolhido em conjunto com eles para que a adaptação não seja traumática e desestimule o aprendizado. 

Para isso é importante prestar atenção em alguns detalhes que podem tornar essa experiência mais agradável para o músico iniciante como tipo de braço, tamanho da caixa, encordoamento, só para citar alguns exemplos. 

 

Tipo de braço 

Aqui vale a pena fazer algumas observações sobre a espessura e quantidade de trastes no braços dos violões. O modelo clássico, por exemplo, conta com 19 trastes. O acesso a cada um deles pode tornar o posicionamento dos dedos mais ou menos confortável. 

Os trastes que ficam distantes entre si podem causar dores e dificultar o estudo de quem tem dedos pequenos, enquanto que um violão com braço fino (característica marcante de alguns modelos) acabam sendo desconfortáveis para mãos com dedos longos. 

Apesar de contar com uma caixa maior, o violão folk costuma ter o braço mais fino, ficando bem próximo da espessura de uma guitarra elétrica. 

 

Material da caixa

Ela ficará responsável pelo som que vai ressoar de dentro para fora do violão a partir do momento que os primeiros acordes foram formados e tocados. 

Violões mais caros são feitos com corpo maciço, formado por madeiras de primeira qualidade. Uma única peça cobre o tampo, o fundo e ambos os lados do instrumento. Isso gera uma ressonância rica em detalhes, tornando o violão ideal para uso acústico. 

Já os violões feitos de madeira laminada são mais baratos, pois são feitos por camadas finas que são coladas uma por cima da outra. Um dos seus maiores diferenciais é a resistência à umidade e a alta durabilidade, servindo perfeitamente como o primeiro violão do estudante de música

 

Formato

Em relação ao formato, temos opções que começam no violão clássico, passam pelo flamenco e terminam no modelo folk. Cada um conta com uma sonoridade diferente. 

 

Clássico

O violão clássico tem tamanho ideal , é leve e macio, sendo indicado para iniciantes, pois aceita bem cordas de nylon que não agridem as pontas dos dedos e facilitam a execução dos acordes. 

Folk

O violão folk, por outro lado,  tem a caixa maior, o que torna o timbre mais encorpado. O seu braço é mais estreito e geralmente conta com cordas de aço que deixam o som mais metalizado, facilitando a reprodução de músicas voltadas para o pop e rock. 

 

Encordoamento 

As cordas para violão são diferentes uma das outras, a começar pelo material usado na sua fabricação: bronze, aço e nylon. Apesar de contar com a vantagem de ser versátil e combinar com vários estilos musicais. 

Como mencionamos anteriormente, as cordas de aço trazem consigo uma sonoridade mais vibrante e intensa, motivo pelo qual casa tão bem com alguns modelos de violão como o folk. No entanto, a tensão exigida na hora de pressionar as cordas pode desestimular iniciantes que ainda estão aprendendo a tocar o instrumento. 

Por fim, o nylon surge como uma das melhores primeiras opções para quem começou a tocar violão há pouco tempo, pois é mais macio e confortável para tocar. O som obtido por esse encordoamento é mais suave e aveludado. 

 

Por que tocar violão

Dentre os principais motivos para tocar violão, podemos separar alguns que vão te convencer a adotar esse instrumento como o seu companheiro nas horas livres. Muitas delas foram baseadas em estudos científicos que comprovaram os benefícios de aprender a tocar esse instrumento. 

 

Reduz o estresse

Não importa se você teve um dia complicado no trabalho, recebeu uma multa de trânsito ou esqueceu o aniversário de alguém querido, o fato de dedicar algum tempo do dia para tocar violão já relaxa o corpo, liberando hormônios que são responsáveis pela sensação de bem estar como a dopamina e a serotonina. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia, Estados Unidos, pessoas que ficaram praticando com um instrumento musical tiveram uma redução drástica nos níveis de cortisol, além de uma melhora significativa no sistema imunológico.

 

Aumenta a criatividade e a concentração

O tempo investido com o violão, seja de alguns minutos ou horas por dia ou por semana já é mais do que suficiente para exercitar o seu cérebro, aumentando o seu potencial criativo em outras áreas da vida pessoal e profissional. Além disso, a repetição diária, semanal ou mensal também leva a melhora da concentração e do foco. 

 

Melhora a saúde do coração 

Acredite se quiser: músicos que praticam uma atividade que envolve tocar um instrumento musical têm o coração mais forte. Isso foi descoberto após um estudo realizado na Escola de Música Berklee, em Boston (Estados Unidos). Os pesquisadores perceberam que quem tocava por 110 minutos todos os dias teve a sua pressão arterial e ritmo cardíaco reduzido. 

 

Fortalece a auto confiança 

A partir do momento em que você deixa a sua zona de conforto e assume a responsabilidade de aprender a tocar violão, um mundo de possibilidades se abre diante de você. Situações que seriam evitadas por meio ou insegurança, como tocar diante de outras pessoas, agora ficam para trás e nada te impede de alegrar uma roda de amigos e/ou familiares durante um churrasco ou qualquer outra comemoração. 

Agora que você já sabe tudo sobre violões e aprendeu a escolher o seu primeiro instrumento para começar a estudar e se tornar um músico de respeito, aproveite para conferir também outros produtos que estão à venda na nossa loja como ukulele kalani, baquetas, violão crafter e muito mais .